Sauber anuncia Bortoleto e Brasil volta ao grid da Fórmula 1 em 2025

Por Portal Opinião Pública 07/11/2024 - 12:21 hs
Foto: Instagram / Reprodução
Sauber anuncia Bortoleto e Brasil volta ao grid da Fórmula 1 em 2025
Gabriel Bortoleto será o 32º piloto brasileiro na história da F-1

O piloto Gabriel Bortoleto foi confirmado, nesta quarta-feira (6), como piloto da Sauber para a temporada 2025 da Fórmula 1. Atual líder do campeonato da Fórmula 2, o paulista será o primeiro brasileiro a competir na categoria desde que Pietro Fittipaldi substituiu o francês Romain Grosjean durante duas etapas, em 2020, e o primeiro garantido em uma temporada completa desde 2017, ano em que Felipe Massa se aposentou.

De acordo com a Sauber, o contrato de Bortoleto com a equipe é plurianual, o que deve garanti-lo em pelo menos duas temporadas junto à equipe, que a partir de 2026 passará a ser o time de fábrica da Audi. Bortoleto terá como companheiro o experiente alemão Nico Hulkenberg, de 37 anos, que atualmente guia pela Haas.

Pouco antes de anunciar o acerto com Bortoleto, a Sauber já havia confirmado que seus atuais pilotos, o finlandês Valtteri Bottas, e o chinês Zhou Guanyu, não seguiriam com a equipe na próxima temporada. Ao site da Fórmula 1, o chefe da escuderia, Mattia Binotto, elogiou bastante o talento do novo contratado.

“Gabriel já demonstrou nas categorias juniores que ele tem o necessário para ser um piloto vencedor”, disse o italiano, acrescentando. “Estamos muito satisfeitos que ele se tornará um membro da Sauber e da Audi. Juntos do Gabriel estaremos em uma jornada rumo ao sucesso, e nós evoluiremos para uma força unificada para moldar uma nova era para a Audi no esporte à motor. Nico (Hulkenberg) e Gabriel representam a combinação ideal de experiência e juventude, nos posicionando para o futuro”.

Já Bortoleto, que atualmente é agenciado pela empresa do piloto espanhol Fernando Alonso, também se mostrou empolgado com a oportunidade de chegar à principal categoria do automobilismo mundial.

“Esse é um dos projetos mais empolgantes no esporte à motor, se não em todos os esportes. Ingressar em uma equipe que combina as ricas histórias no automobilismo de Sauber e Audi é uma verdadeira honra. Além de simplesmente me tornar um membro, almejo crescer com esse projeto ambicioso e alcançar o topo”.

Com sua confirmação como piloto da Sauber/Audi, Bortoleto deixará o programa de desenvolvimento de jovens pilotos da McLaren. Durante as negociações, a equipe inglesa chegou a cogitar emprestá-lo à Sauber, com a opção de poder chamá-lo de volta a qualquer momento. Porém, as duas escuderias não chegaram a um acordo. A atual líder do mundial de construtores da Fórmula 1 anunciou o desligamento do brasileiro e desejou o melhor para sua carreira. 

Trajetória 

Nascido em 2004 em São Paulo, Gabriel Bortoleto começou sua carreira em 2012, no kart, onde permaneceu até 2019. Em 2020, fez sua estreia nos monopostos na Fórmula 4 Italiana, terminando o campeonato na quinta posição, com uma vitória, quatro poles e cinco pódios em 20 etapas.

Entre 2021 e 2022, Bortoleto participou dos campeonatos da FRECA (Fórmula Regional Europeia), tendo o 6º lugar na classificação geral em 2022 como melhor resultado, além de disputar etapas esporádicas da Fórmula Regional Asiática, da Stock Car Light e da Stock Car.

A partir de 2023, contudo, a carreira do paulista decolou com o título da Fórmula 3 em sua primeira temporada. Em 18 corridas, Bortoleto registrou duas vitórias, uma pole e subiu seis vezes ao pódio.

Promovido à Fórmula 2 neste ano, o brasileiro teve um início irregular, mas cresceu de produção com duas vitórias (uma delas partindo de último, na corrida principal da Itália), duas poles e cinco pódios, assumindo a liderança do campeonato durante a rodada dupla do Azerbaijão, com 169,5, 4,5 pontos à frente do francês Isack Hadjar, restando duas rodadas duplas para o fim do campeonato.

Caso conquiste o título da F-2, Bortoleto igualará o feito de Charles Leclerc, George Russell e Oscar Piastri, que também conseguiram títulos seguidos na F-3/GP3 e F-2.